O Método Comunicativo de ensino de línguas

Quem decide estudar inglês pensa sempre em quanto tempo levará para aprender a língua e começar a falar. Um mês? Um ano? Toda a gente quer alcançar resultados o mais rápido possível!
A resposta é escolher um curso de inglês de acordo com o Método Comunicativo. Neste artigo, falaremos sobre ele.

O princípio básico

Desde a primeira aula, os alunos começam a formular as primeiras frases em inglês, pois este método visa justamente o desenvolvimento das competências comunicativas. O primeiro e principal objetivo da aprendizagem de línguas é comunicar fluentemente com os falante nativos.
Mas como é possível – não saber nada e começar a falar? A estrutura de qualquer lingua é um conjunto específico de partes de uma frase. O conjunto mínimo é sujeito, verbo e predicado. Portanto, obtendo vocabulário nas primeiras lições e nas seguintes, pode criar frases simples com segurança imediatamente!

Estrutura da aula

O segredo do Método Comunicativo é que o professor fala o máximo em inglês, recorrendo a outra língua apenas em casos críticos. 70% do tempo de aula é para o aluno falar, 30% reserva-se para o professor.

Aprender inglês usando o Método Comunicativo não é memorizar frases padrão, mas expressar seus próprios pensamentos, ideias e sentimentos. Portanto, na maioria das vezes os alunos falam sobre si mesmos e os seus interesses durante a aula.

Vocabulário

Este ponto decorre do ponto anterior. Como o aluno fala apenas o que é interessante para ele em inglês, fica óbvio quais palavras ele precisa para isto. Este processo torna-se natural, ou seja, não há necessidade de lembrar vocabulário que não será útil no futuro.
Ao trocar opiniões e histórias com o professor e outros alunos, o aluno amplia os seus horizontes, enriquece o seu vocabulário e absorve apenas o vocabulário necessário no ambiente natural, como uma criança. A palavra-chave é eficiência. Mas eficiência não significa facilidade, significa apenas o que é necessário e prático.

Leitura

Tem-se a impressão de que a técnica Comunicativa consiste apenas em falar, mas não é verdade. Para iniciar um novo tópico, às vezes é preciso ler sobre ele.
No entanto, com uma técnica comunicativa, não tem de ficar preso à tradução de cada palavra. É importante entender o significado geral. Portanto, não estará envolvido em traduções durante o curso. Basta escolher as palavras mais úteis para si mesmo, porque nem todas as palavras do texto podem ser amplamente usadas na vida real.

Ortografia

É bastante difícil formular pensamentos oralmente, principalmente em inglês, pois é uma língua estrangeira para si. Escrever textos ensina-lhe a expressar pensamentos de forma mais concisa, a não usar palavras “parasitas” e a transmitir uma ideia com mais precisão. Portanto, com o Método Comunicativo também se dá tempo a esta seção de treinamento.
O professor dá a maioria das tarefas deste tipo como trabalho para casa, onde o aluno não pode praticar a língua inglesa oralmente.

Audição

Exercícios com áudio ajudam a compreender oradores diferentes, por isso, na sala de aula, os alunos ouvem áudios sobre os tópicos da aula. Porque é possível acostumar-se a ouvir um professor e a perceber apenas a maneira de falar dele.
Um dos objetivos do Método Comunicativo é ensinar a compreender diferentes pessoas: crianças e idosos, jovens e adultos, outros estrangeiros e pessoas com ritmos e modos de falar diferentes. No entanto, nenhuma gravação de áudio pode substituir a comunicação ao vivo com um professor, pois a palavra-chave aqui é interação.
É importante ser capaz de formular perguntas, responder, argumentar e concordar/discordar, além de receber reações e comentários em troca.

Gramática

A gramática é crucial para falar corretamente, mas focar-se nas regras gramaticais e fazer longos exercícios na aula prejudica o restantes competências. Isto porque sobrepõe as competências linguísticas às comunicativas.
Com o Método Comunicativo, a gramática apresenta-se no contexto da aula. Ou seja, o aluno começa imediatamente a praticar a nova regra gramatical: ele verá a sua aplicação em texto ou áudio e começará a usá-la ele mesmo.
É importante não sobrecarregar o cérebro com ações mecânicas. Quaisquer regras gramaticais devem ser importantes, necessárias e úteis ao aluno na sua comunicação diária.

Dramatização (roleplay)

Os tópicos da aula do Método Comunicativo de aprendizagem da língua inglesa são selecionados de forma a simular situações da vida real: fazer compras e solicitar serviços, encontrar-se com amigos, reuniões formais, autoapresentação, entre muitos outros. Não há nenhum sentido em apenas aprender com os diálogos dos outros, tentar ter empatia com eles e, como resultado, observar passivamente.
É importante que o próprio aluno esteja envolvido em situações (simuladas) que provavelmente acontecerão com ele no futuro. Outra vantagem é o facto de ser muito divertido e interessante!

Uma aula com o Método Comunicativo

A aula começa com o aquecimento, que serve de introdução e preparação para o tema. Aqui o professor usa maioritariamente estruturas que os alunos já conhecem. Depois há a preparação para o tema, em que os alunos obtêm a informação de que necessitam para a compreensão dos conteúdos seguintes.

Segue-se o tema principal, com foco na diversidade de formatos e atratividade. Qualquer que seja o tema, mesmo que não seja um dos temas preferidos do aluno, deve suscitar interesse e envolvimento. A experiência mostra que isto é sempre possível, desde que o tema seja abordado da forma correta. Aqui é o momento ideal para introduzir novos conteúdos gramaticais. Como estes conteúdos são apresentados num contexto, é consequentemente mais fácil assimilá-los e pô-los em prática.

Finalmente vem a parte mais interessante que é a prática, através da simulação de situações da vida quotidiana. Aqui dá-se ênfase à expressão e interação oral. Estas devem ser exploradas ao máximo, principalmente quando se sabe que alguns alunos têm poucas oportunidades de praticar fora da sala de aula. Reserva-se igualmente tempo para debate de diferentes temas. Há uma infinidade de atividades que podem ser feitas: o limite é a criatividade.

Conclusão

O Método Comunicativo não é uma poção mágica, depois da qual se acorda a falar inglês. Existem outros métodos, mas acreditamos que este é o mais eficaz se o seu objetivo é ultrapassar as barreiras linguísticas e comunicar em inglês. É, contudo, preciso algum esforço da sua parte, mas nós vamos ajudá-lo a saltar diretamente para a prática, ensinando pelo Método Comunicativo.

Deixe um comentário

Usamos cookies analíticos e essenciais para servi-lo melhor.  
PrivacidadeTermos